top of page

Psicoterapia: por que apostar nesse benefício?

Atualizado: 10 de ago. de 2024

Não existe emoção “ruim”, mas para quem está experimentando muita tristeza, raiva ou ansiedade, encontrar o equilíbrio passa a ser um grande alívio. Já pensou em conversar a respeito das suas emoções com alguém?


Dentro de um processo psicológico, a palavra é uma ferramenta essencial no tratamento da alma. Para muitos, parece difícil entender, mas distúrbios patológicos do corpo e da alma podem ser eliminados por “meras” palavras.


Palavras são bons meios para provocar a transformação da alma, por isso não soa estranho quando afirmamos que a “magia da palavra” pode afastar manifestações de doença, ainda mais aquela que se origina em estados da alma.


Outo ponto interessante, é o pensamento e o comportamento do paciente. Esses podem refletir diretamente no resultado positivo de toda intervenção ou remédio que o médico prescreve. Por isso, os médicos que atuam de forma mais humanista e que tem a capacidade de ganhar a confiança do paciente, traz a ele um grande alívio e resultados surpreendentes. (FREUD, 1890)


Quando o ser humano deixa de interpretar os acontecimentos este mundo e o decurso do seu destino, sua vida mergulha na insignificância e na falta de sentido. É nesse momento que o sintoma da doença atrai a nossa atenção.


A doença pode ser considerada como um estado do ser humano que indica que a sua consciência não está mais em ordem. Como somos seres anímicos (com alma), o sintoma tenta nos mostrar que algo está nos faltando. Tudo que o corpo faz é refletir o estado e as condições da nossa própria consciência. (DETHLEFESEN, 2005)


Através do processo psicoterapêutico, você tem a capacidade de se tronar a versão mais saudável de si e viver a melhor vida possível. Utilize a terapia para mudar seus comportamentos, hábitos autodestrutivos e melhorar seus relacionamentos com as pessoas a sua volta e com você mesmo.


Referências:

Freud, Sigmund, 1856-1939 Fundamentos da clínica psicanalítica; Autêntica Editora, 2023. Obras incompletas de Sigmund Freud; 6.

DETHLEFESEN, Thorwald; RÜDIGER, Dahlke. A doença como caminho: uma visão nova da cura como ponto de mutação em que um mal se deixa transformar em bem. São Paulo:Cultrix. 2005.



Comments


  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

©2020 por Michelle Figueiredo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page