Para controlar suas emoções, primeiro você precisa defini-las.
- Michelle A Figueiredo
- 11 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
As emoções são sentimentos que tem significado para nós, e frequentemente confundimos emoções com pensamentos. Os pensamentos são as crenças que temos sobre um fato.
Vamos supor que eu esteja participando de uma reunião com o João, e ele me deu uma resposta de uma forma muito grosseira. Na mesma hora eu percebo o fato e tenho o seguinte pensamento, “Nossa! O João foi tão grosso comigo.”.
Pode até ser verdade que o João tenha sido grosso comigo ou pode não ser verdade, pois a grosseria pode ter sido apenas uma impressão minha. Porém, mesmo que eu tenha achado que ele foi grosso comigo eu posso não me importar (emoção), e o simples fato de eu não dar importância, faz com que eu não desenvolva a emoção de raiva, por exempo.
Vou tentar simplificar esta situação em duas jornadas distintas.

Nós, seres humanos, temos uma capacidade tão grande para sentimentos pois atribuímos significado a muitas coisas.
As emoções são compostas por 5 partes e, frequentemente, não estamos plenamente conscientes delas quando experimentamos uma emoção. Vamos entender cada uma delas:

A nossa experiência emocional pode ser modificada quando identificamos, compreendemos e decidimos modificar um ou todos esses cinco componentes da nossa emoção.
Você pode começar monitorando suas emoções. Eu sei que não é fácil, e nem ocorre naturalmente, mas identificar cada uma das partes da emoção pode te ajudar a lidar melhor com elas.
Se achar muito difícil identificar sozinho as partes da sua emoção, procure um psicólogo - ele pode te ajudar!
Espero que tenha gostado! Até breve.
Comments