Como superar a autossabotagem do perfeccionismo
- Michelle A Figueiredo
- 1 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
O perfeccionismo é um dos sentimentos que mais geram sabotagem no desenvolvimento pessoal porque tende a paralisar a pessoa que o cultua.
Muitas vezes o perfeccionismo começa na infância. Desde cedo somos desafiados a tentar alcançar o céu. Pais e professores encorajam seus filhos a terem um alto desempenho escolar e recompensam o trabalho bem feito com aquelas estrelinhas douradas. Os perfeccionistas aprendem muito cedo a viver de acordo com as palavras “Eu realizo, logo eu sou” – e nada lhes dá maior satisfação do que impressionar os outros (ou a si mesmos) com o seu desempenho.
Infelizmente, viver sempre correndo atrás da nota 10 – seja na escola, no trabalho ou na vida – pode resultar em uma vida de constante frustração e autoquestionamento.
A busca pela perfeição pode ser dolorosa porque muitas vezes ela é motivada tanto pelo desejo de ter um bom desempenho quanto, pelo medo das consequências de ter um desempenho insatisfatório.
Ser altamente perfeccionista gera angústia e ansiedade. Viver um padrão de exigência alto demais não deixa a mente descansar, e com isso não nos sentimos leves e bem resolvidos.
Permita que os outros lhe vejam exatamente como você é. Abra mão do escudo protetor do perfeccionismo para que você possa expressar a sua vulnerabilidade.
Seja flexível as críticas a você e aos erros cometidos pelos outros. Você sempre será bom o suficiente, mesmo que erre.
A autenticidade é uma prática que você pode escolher viver, todos os dias.

Kommentare